Três, dois, um...
01/02/13 01:18No ar.
Passo a ocupar este espaço na blogosfera da “Folha” para falar, como o título Censura Livre sugere, de produção audiovisual infantil.
A pauta é extensa.
Os filmes produzidos para cinema e a programação da TV correspondem à maior fatia do bolo, mas quero me ocupar também da circulação de imagens e sons para crianças em outros meios, como sites da internet, tablets e telefones celulares.
Além da produção dirigida a crianças, caberá falar do que as crianças veem mesmo que não tenha sido feito exclusivamente para elas (como os “filmes para a família”, no jargão norte-americano), e do que as crianças produzem.
Graças à tecnologia digital, e sobretudo em escolas, existe hoje um universo muito rico, divertido e revelador, em que crianças brincam de “fazer cinema”. Vale a pena explorá-lo e contribuir para divulgá-lo.
Conexões entre o audiovisual e a educação entram naturalmente nessa pauta, bem como a produção de cinema e TV que promove alguma espécie de reflexão sobre a infância, ainda que voltada para adultos.
Não quero, entretanto, que o Censura Livre seja uma tribuna só para adultos. Longe disso. Buscar o que as crianças pensam a respeito do que veem é um dos objetivos.
Se algo do que foi acima descrito tem a ver com seus interesses, puxe uma cadeira e participe da conversa. Na área de comentários ou por e-mail, como preferir.
mãe/cinéfila/leitorafrequentedascriticasdorizzo agradece muitissimo!!!!
Este é um espaço que muito interessa à nós, mães e cinéfilas. E, também, a quem se (pre)ocupa com a produção audiovisual para crianças.
Parabéns! E vamos em frente com as nossas conversas.