Como e por que o cinema infantil brasileiro ainda engatinha
18/02/13 12:07O jornal “Valor Econômico” publica nesta segunda-feira, dia 18, reportagem que fiz sobre o cinema infantil brasileiro, e como ele ainda engatinha.
Chamo a sua atenção para duas informações da reportagem:
(1) Em 2012, quatro longas-metragens de animação figuraram entre as dez maiores bilheterias nacionais do ano no Brasil: “A Era do Gelo 4”, “Madagascar 3: Os Procurados”, “Alvin e os Esquilos 3” e “Valente”. Juntos, eles venderam 22,6 milhões de ingressos, ou cerca de 15,5% do total (146 milhões de ingressos).
O volume é superior à soma de todos os filmes brasileiros lançados em 2012 (15,5 milhões de ingressos, ou 10,6%). O longa nacional para crianças que mais arrecadou foi “31 Minutos – O Filme”, com 56,6 mil espectadores.
(2) O Grupo Técnico de Assessoramento de Elaboração da Política Pública de Audiovisual para a Infância, subordinado à Secretaria do Audiovisual (SAv) do Ministério da Cultura, se reuniu pela última vez em agosto de 2011. Isso mesmo: agosto de 2011.