Mais uma Branca de Neve, original e multipremiada na Espanha
19/02/13 16:22A Academia de Cinema Espanhol promoveu no último domingo, dia 17, a cerimônia de entrega do 27o. Goya, equivalente aos melhores de 2012. Dos 18 prêmios em disputa, nada menos do que 10 foram para o longa-metragem “Blancanieves”, que ambienta na década de 1920 uma releitura da história clássica recontada pelos irmãos Grimm sobre a doce jovem que sofre nas mãos da madrasta.
Em preto-e-branco e sem diálogos, como o francês “O Artista” (2011), essa original versão espanhola recebeu o Goya de melhor filme, atriz (Maribel Verdú, do mexicano “E Sua Mãe Também”, no papel da madrasta), roteiro original (escrito pelo diretor basco Pablo Berger, de “Da Cama para a Fama”), trilha sonora, canção, atriz revelação (Macarena García, que interpreta Carmen, a Branca de Neve), fotografia, direção de arte, figurino e maquiagem.
“As Aventuras de Tadeo”, em cartaz no Brasil, ficou com o Goya de melhor animação, diretor estreante (Enrique Gato, que conversou com o blog — clique aqui para ler a entrevista) e roteiro adaptado.
“Blancanieves” será lançado no Brasil pela distribuidora Imovision, que ainda não definiu a data, muito menos obteve a classificação indicativa. Nos EUA, onde o filme vai estrear em 29 de março, a classificação foi PG-13, que costuma ser equivalente a 12 anos no Brasil.
Abaixo, o trailer de “Blancanieves” (que sugere uma classificação 10 anos):