Em Nova York, o festival da hora é de filmes para crianças
04/03/13 07:18Oito salas da cidade que Woody Allen nos ensinou a admirar estão ocupadas, desde a última sexta-feira e até o próximo dia 24, pela programação do New York International Children’s Film Festival, um dos mais importantes festivais de cinema infantil do mundo, já em sua 16a. edição.

Cena do japonês “From Up un Poppy Hill”, de Goro Miyazaki, que participa do Festival de Cinema Infantil de Nova York
O circuito inclui salas tradicionais da cena alternativa, como o IFC Center e o Tribeca Cinemas, e também um espaço pouco aberto ao público, o “cineminha” do Directors Guild of America, o sindicato dos diretores dos EUA, na rua 57.
Clique aqui para ver a programação, que traz cerca de 100 longas e curtas de 35 países. Eles foram selecionados, informa reportagem do “The New York Times” assinada por Laurel Graeber, a partir de 3.500 inscrições. Uau.
O júri do festival inclui profissionais do cinema para crianças e jovens, como o diretor francês Michel Ocelot (de quem será exibido o novo longa da série “Kiriku”), mas também nomes de prestígio mais associados ao cinema adulto, como os atores Susan Sarandon, Geena Davis e Matthew Modine, o diretor Gus Van Sant e o produtor e roteirista James Schamus.
Além dos filmes, o festival promove também oficinas para crianças e adolescentes. Os participantes — que podem ter de 6 a 16 anos — aprendem técnicas para a realização de curtas de animação e com atores, desde o roteiro e o “story board” (o desenho prévio de cada cena) até a criação de bonecos e a interpretação para a câmera.
O site do festival reúne também uma série de filmes já exibidos em outros anos e que podem ser vistos pela internet, todos com a classificação indicativa. Clique aqui para navegar por esse pequeno canal de preciosidades.
A seguir, só para dar água na boca, dois vídeos com atrações francesas da programação.
O primeiro é um trecho de “Ernest & Celestine”, de Stéphane Aubier, Vincent Patar e Benjamin Renner, que participou da Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes de 2012 e foi exibido na sessão de abertura do Festival de Cinema Infantil de Nova York.
O segundo é um trecho de “Le Tableau”, de Jean-François Laguionie, cuja estreia mundial será agora em Nova York.
* * *
Do baú do Festival de Cinema Infantil de Nova York, seleciono abaixo mais dois vídeos.
O primeiro mostra a passagem de “Tainá” e da atriz Eunice Baía pela cidade.
O segundo traz uma das vinhetas mais populares do festival.