Em Nova York, o festival da hora é de filmes para crianças
04/03/13 07:18Oito salas da cidade que Woody Allen nos ensinou a admirar estão ocupadas, desde a última sexta-feira e até o próximo dia 24, pela programação do New York International Children’s Film Festival, um dos mais importantes festivais de cinema infantil do mundo, já em sua 16a. edição.
O circuito inclui salas tradicionais da cena alternativa, como o IFC Center e o Tribeca Cinemas, e também um espaço pouco aberto ao público, o “cineminha” do Directors Guild of America, o sindicato dos diretores dos EUA, na rua 57.
Clique aqui para ver a programação, que traz cerca de 100 longas e curtas de 35 países. Eles foram selecionados, informa reportagem do “The New York Times” assinada por Laurel Graeber, a partir de 3.500 inscrições. Uau.
O júri do festival inclui profissionais do cinema para crianças e jovens, como o diretor francês Michel Ocelot (de quem será exibido o novo longa da série “Kiriku”), mas também nomes de prestígio mais associados ao cinema adulto, como os atores Susan Sarandon, Geena Davis e Matthew Modine, o diretor Gus Van Sant e o produtor e roteirista James Schamus.
Além dos filmes, o festival promove também oficinas para crianças e adolescentes. Os participantes — que podem ter de 6 a 16 anos — aprendem técnicas para a realização de curtas de animação e com atores, desde o roteiro e o “story board” (o desenho prévio de cada cena) até a criação de bonecos e a interpretação para a câmera.
O site do festival reúne também uma série de filmes já exibidos em outros anos e que podem ser vistos pela internet, todos com a classificação indicativa. Clique aqui para navegar por esse pequeno canal de preciosidades.
A seguir, só para dar água na boca, dois vídeos com atrações francesas da programação.
O primeiro é um trecho de “Ernest & Celestine”, de Stéphane Aubier, Vincent Patar e Benjamin Renner, que participou da Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes de 2012 e foi exibido na sessão de abertura do Festival de Cinema Infantil de Nova York.
O segundo é um trecho de “Le Tableau”, de Jean-François Laguionie, cuja estreia mundial será agora em Nova York.
* * *
Do baú do Festival de Cinema Infantil de Nova York, seleciono abaixo mais dois vídeos.
O primeiro mostra a passagem de “Tainá” e da atriz Eunice Baía pela cidade.
O segundo traz uma das vinhetas mais populares do festival.