Cenas de infância: Katia Machado e "O Pequeno Príncipe" na origem de "Meu Pé de Laranja Lima"
17/04/13 19:46A produtora Katia Machado viverá nesta sexta-feira um dia muito especial: chegará aos cinemas “Meu Pé de Laranja Lima”, a nova versão do romance de José Mauro de Vasconcelos, projeto que ela começou a desenvolver em 2005.
Mas, como Katia lembra no depoimento abaixo, a semente do filme foi plantada em sua cabeça (e em seu coração) muito antes que ela imaginasse se tornar uma profissional de cinema.
Vamos ao relato de Katia:
“O Pequeno Príncipe” (The Little Prince, 1974), de Stanley Donen, foi o primeiro filme que vi nos cinemas. Havia a poesia e o lúdico, havia o piloto de avião, o céu estrelado e o deserto – o imenso e belo deserto onde tudo era possível! Havia aquele menino lindo, que era também eu, e seus lindos textos.
Chorei com Gene Wilder e seus grandes olhos azuis interpretando “Closer and Closer and Closer”, e fiquei encantada com a coreografia de Bob Fosse, que me levou a sair do balé clássico para o explorar o moderno. Vivi uma grande experiência sensorial e saí de lá amando os filmes, a fantasia e os livros. O que eu não podia imaginar, por ser tão criança, é que aquele filme teria uma repercussão forte na minha vida pessoal e profissional.
Certamente esse filme despertou em mim o criativo, “a curiosidade” pela imagem e bem mais tarde o entendimento de que a qualidade de um texto é incontornável para o sucesso de um filme, mesmo quando esse não é tão bem realizado.
Tenho na minha cinemateca muitos filmes adaptados de obras literárias com personagens infantis. São na maioria das vezes filmes muito poéticos. Quando montei a minha produtora lembrei-me que tínhamos o Zezé, do livro “Meu Pé de Laranja Lima”, de José Mauro de Vasconcelos. Uma criança , que se refugia nos seus sonhos e vai tecendo em torno de si e de nós uma teia protetora. Um personagem brasileiro com uma dimensão imaginativa excepcionalmente sensível.”