E tem "Traquitana" na TV Cultura
12/06/13 12:46No “Dicionário Houaiss”, a palavra traquitana tem dois sentidos: (1) “carruagem de quatro rodas e um só assento, com cortinas na parte fronteira”; (2) “automóvel velho, maltratado, de mau aspecto; caranguejola, lata-velha”.
O segundo significado, de “lata-velha”, tem mais a ver com “Traquitana”, novidade da TV Cultura de São Paulo. É um “interprograma”, ou seja, um programa curto — em média, de três minutos e meio — que vai ao ar nos intervalos da programação.
Em cada interprograma, o Professor (Rafael Senatore) e seu assistente, o vira-lata Bicão (Yuri de Franco), produzem em seu laboratório uma traquitana diferente.
Os materiais são fáceis de encontrar, e as crianças podem repetir a traquitanagem em casa, com a ajuda de um adulto.
Devo admitir que o “Traquitana” me conquistou logo de cara por causa deste interprograma que você pode ver clicando aqui, e que ensina como funciona a ilusão de movimento do cinema a partir da criação de um “traquitanoscópio”.
Clique aqui para assistir a outro interprograma, que ensina a criar um “barco a jato”, e aqui para assistir a um vídeo promocional.
Abaixo, uma mini-entrevista com o diretor geral de “Traquitana”, Pichi Martirani.
A concepção dos interprogramas teve quais objetivos?
Estimular a criatividade e o planejamento das idéias na execução de projetos, mostrando como transformar idéias, questões, em traquitanas, e destacando a importância do processo e do trabalho em equipe.
Qual foi a pesquisa de linguagem que levou ao formato adotado?
“Muppets”, “Mister Maker”, “O Mundo de Beakman” e a “Turma do Charlie Brown”. Especificamente a personagem do cão, Bicão, é uma homenagem a Steve Jobs. Ele é o nosso Steve Dogs. Desenha na linguagem “touch” como num iPad ou iPhone.
Está prevista a produção de quantos interprogramas?
Já temos finalizados, prontos para ir ao ar, 30 interprogramas. Existe por parte da BIC [a patrocinadora] a intenção de apoiar a produção de mais 30 episódios no segundo semestre.
Eu adoro todos os projetos do “traquitana” e o de hoje foi fantástico!!!
é muito bom isso
eu amos as imvessaois do profesor