"10 Centavos" contra o trabalho infantil
22/08/13 12:23“Tio, vendedor de flores se aposenta? E lavador de carros, se aposenta?”
Essas perguntas incômodas são feitas pelo protagonista do curta baiano “10 Centavos” (2007), de Cesar Fernando de Oliveira.
O personagem é um menino que acompanhamos durante um dia pelas ruas do centro histórico de Salvador, atrás de algum trabalho que possa lhe render dinheiro.
Lembrei-me desse filme — discreto e delicado em sua abordagem de uma das principais mazelas sociais brasileiras — porque a Rede Latinoamericana contra o Trabalho Infantil realizará na próxima segunda-feira (dia 26), em São Paulo, o IV Encontro Internacional Contra o Trabalho Infantil.
A programação vai das 9h às 18h, no Maksoud Plaza (alameda Campinas, 150). Além de debates sobre diversos temas (como “Piores formas de trabalho infantil”), será apresentado o estudo “Trabalho Infantil e Adolescente – Impacto Econômico e os Desafios para a Inserção de Jovens no Mercado de Trabalho no Cone Sul”, conduzido pela Fundação Telefônica Vivo.
As inscrições para o IV Encontro já estão encerradas, mas haverá transmissão ao vivo no site da Rede.
E o que você pode fazer agora mesmo (e eu diria que você deve fazer isso, agora ou mais tarde) é assistir ao “10 Centavos”, abaixo.