Academia de Hollywood celebra Richard Williams
23/09/13 12:09O animador canadense Richard Williams, 80 anos, será homenageado em outubro pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood — aquela que entrega o Oscar, mas que realiza atividades durante o ano inteiro.
Por falar em Oscar, Williams ganhou dois: pela direção do curta “A Christmas Carol” (1971), baseado em “Canção de Natal”, de Charles Dickens; e pelos efeitos visuais de “Uma Cilada para Roger Rabbit” (1988), que lhe valeu também um prêmio especial da Academia (pela direção de animação e pela criação dos personagens animados).
A extensa obra de Williams totaliza mais de 250 prêmios internacionais e inclui um trabalho pioneiro no uso da perspectiva em 3D, obtida com técnicas tradicionais.
Ele se dedicou durante mais de 20 anos ao longa “The Thief and the Cobbler” (1993), que teve distribuição restrita, mas que se tornou artigo de colecionador — uma obra-prima da animação.
A Academia promoverá um aula-palestra com a presença de Williams em 4 de outubro, quando será inaugurada a exposição “Richard Williams: Mestre da Animação” em uma de suas galerias. Clique aqui para mais informações.
Nas janelas abaixo, a íntegra do curta “A Christmas Carol”, protagonizado pelo lendário sovina Ebenezer Scrooge, e um trecho restaurado de “The Thief and the Cobbler”.