Crianças de Chicago vibram com curta brasileiro
27/11/13 15:40Já falei aqui sobre o curta-metragem “A História dos Meninos que Andavam de Noite”, de Flavio Barone, em post sobre a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis — na qual, aliás, ele recebeu o prêmio de melhor filme.
Desde então, o ótimo curta de Flavio continua a circular pelo mundo. Em outubro, participou do Festival Internacional de Cinema Infantil de Chicago, onde foi bem recebido.
Pedi ao diretor que escrevesse um depoimento sobre a experiência. Gentilmente, ele me atendeu. Vamos lá:
* * *
Após recebermos os prêmios de melhor filme, dado pelas crianças, na 12º Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis e no 11º Festival Internacional de Cinema Infantil, fomos muito honrados pela notícia da seleção do nosso filme “A História dos Meninos que Andavam de Noite” pelo Chicago International Children Film Festival, um dos maiores festivais no mundo para o gênero infantil e o único festival, nesse gênero, que qualifica para o Oscar de melhor curta-metragem.
Realmente, uma oportunidade ímpar em poder apresentar nosso filme para essa platéia, assim como um grande desafio, pois não tínhamos tempo hábil para fazer a dublagem e não sabíamos como as crianças norte-americanas iriam reagir a um filme com legendas.
Assim, confiamos no ingrediente que conquistou a comissão do festival para levar o filme longe: a história.
O filme conta a história de duas crianças que mal se conhecem e têm que se juntar para vencer seu primeiro medo, o bicho papão, dando início a uma jornada de medo, sombras e amizades.
Um tema universal que foi muito bem recebido pelo público, que estava a carater! Tivemos a sorte de ter uma das sessões do filme em pleno 31 de outubro, Halloween, num cinema lindo, antigo, com mais de 750 lugares e que estava tomado por pimpolhos fantasiados para a ocasião.
A trilha sonora, abusando do clima de terror, deixava as crianças coladas na cadeira. A cada susto da tela, um sussurro na plateia. Estavam todos entretidos e envolvidos pela história que termina com final feliz, o que deixou a plateia em polvorosa, aplaudindo o filme como uma das melhores atrações da competição.
No debate ao final do filme, pelo teor das perguntas, tivemos a certeza de que sim, o filme e sua mensagem foram muito bem transmitidos.
Para nós, essa interação do público com o filme e a recepção fervida ao final da projeção fizeram com que qualquer receio com a projeção passasse, dando lugar à alegria de ver algo que começou em nosso imaginário conquistar outros lugares e culturas. Afinal, todos vivemos de história.
* * *
Na janela abaixo, o trailer de “A História dos Meninos que Andavam de Noite”.